Usamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com a Política de Privacidade.

Conteúdos

Podcast com Hamurábi Bastista

Este podcast tem por objetivo apresentar um pouco da Antologia Guerreiras Negras, obra do poeta, cordelista, escultor, xilógrafo e produtor cultural Hamurábi Bezerra Batista. Com mais de 250 títulos publicados, ele é uma força criativa que alia a tradição à transgressão, abordando temas que vão desde a cultura popular até questões sociais e políticas. Nascido em Juazeiro do Norte, filho do artista Abraão Batista e pai da escritora Jarid Arraes, Hamurábi vem de uma linhagem de artistas comprometidos com as vozes do povo. Esse multiartista leva sua arte para as ruas, feiras, e eventos literários por todo o país, difundindo uma poesia que é, ao mesmo tempo, irreverente e erudita, profundamente popular e subversiva.

Equipe Técnica: Amanda de Vasconcelos Lima

Raimunda Claudiana Elias Carvalho

Raubete Araújo Souza

Rochelly Alves do Monte

Literatura negra feminina: palavras que inspiram e empoderam, com Karla Barata.

Em atendimento ao produto final das disciplinas: “Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil”, e “Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance”, segue o link do PODCAST -sobre literatura negra feminina, dentro da perspectiva de valorização das autoras negras iniciantes, organizado pelas alunas, mestrandas e doutorandas do Programa de Pós – Graduação de Literatura e Crítica Literária da PUC – São Paulo.

EQUIPE:

– DULCELICE DE ALCÂNTARA SANTOS BRITO

– FRANCISCA ALYNNE RIBEIRO ROLIM

– JOANA DIÓGENES SALDANHA IRINEU

– SHEYLA MARIA SALES MESQUITA

Diego Bosco e Yasmin Renó conversam com Paulo Lins

Diego Bosco e Yasmin Renó conversam com Paulo Lins.

Disciplinas 2024.2

“Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil” (Beth Cardoso)

“Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance” (Luciany Aparecida)

Entrevista com o autor, editor e roteirista Israel Neto

Ficha técnica
Discentes: Luciana Leopoldo Ribeiro, Ronaldo W. Rodrigues e Vinicius Mendes

Docentes: Profª Dra. Beth Cardoso e Profª Dra. Luciany Aparecida

Site da Editora Kitembo: https://www.editorakitembo.com.br/

capas dos livros do Israel Neto

Referencial bibliográfico

BHABHA, K. Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
DERRIDA, JACQUES. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado (org). Escrevivência: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina Comunicação & Arte, 2020.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

Podcast: Itamar Vieira Júnior

Esse podcast é resultado de um trabalho das disciplinas Teoria Literária, ministrada pela professora Dra. Luciany Aparecida e Leitura e Literatura: a recepção da literatura negra no Brasil, ministrada pela professora Dra. Elisabeth Cardoso no segundo semestre de 2024, dentro do Programa Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 

Ficha técnica:

Roteiro: Camilla Dias, Camila Porto e Denise Guilherme

Apresentação: Camilla Dias e Camila Porto
Edição e Mixagem de som: Denise Guilherme

Obras do autor:

Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.

Doramar ou a odisséia: histórias. São Paulo: Todavia, 2021.

Salvar o fogo. São Paulo: Todavia, 2023.

Chupim. São Paulo: Baião, 2024.

Referências citadas no podcast: 
 
APARECIDA Luciany. Chupim e o direito de sonhar. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/rebentos/chupim-e-o-direito-de-sonhar/. Acesso em nov.2024.
 
Dalcastagnè (2005).  “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n.º 26. Brasília, julho-dezembro de 2005, pp. 13-71 Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4846066.pdf. Acesso em nov.2024.
 
Dalcastagnè, R. (2012). Um território contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais. Disponível em:https://iberical.sorbonne-universite.fr/wp-content/uploads/2012/03/002-02.pdf. Acesso em nov.2024.
 
Dalcastagnè, R. (2008). A auto-representação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Letras De Hoje42(4). Disponível em:  https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/4110. Acesso em nov.2024.
 
MASSUELA, Amanda. Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro. Disponível em:  https://revistacult.uol.com.br/home/quem-e-e-sobre-o-que-escreve-o-autor-brasileiro/.Acesso em nov.2024.
 
SOUZA, Eneida Maria de Souza. O não-lugar da literatura. In: SOUZA, Eneida Maria de Souza. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 75-83.
 
TENÓRIO, Jefferson. De onde eles vêm? São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

Entre sonhos e abelhas

A partir da conceituação de literatura como objeto artístico e de experimentação, o grupo propõe uma reflexão com prática sobre a escrita literária de discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio da produção encomendada de textos de ficção e não ficção, a ideia é propiciar o contato com a literatura e provocar reflexões sobre a escrita junto a alunos jovens e adultos, habitualmente apartados das discussões sobre leitura, livros e produção literária. Para além da reflexão e da escrita, nosso grupo propõe como produção final a construção de um livro ilustrado, objeto que reunirá a produção desses alunos de EJA em uma obra especialmente pensada e desenvolvida para materializar a produção literária em questão, servindo de ponte entre a autoria e o público leitor. Corroborando nosso objetivo de aproximação da leitura literária e suas materialidades, propomos como eixo norteador da produção editorial a elaboração cuidadosa de um material de apoio ao professor, já que os docentes e mediadores de leitura poderão utilizar o livro como ponto de partida para o trabalho com a literatura e a leitura em sala de aula. Este projeto colabora com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de qualidade.

Produção de obra literária ilustrada, intitulada Entre sonhos e abelhas. A obra será apresentada em versões impressa e digital – em formato PDF. A previsão é de que a obra tenha 48 páginas e seja constituída de contos, entremeados por interlúdios, escritos por alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sob mediação da professora Janaína Freire. Os relatos dos alunos serão organizados sob coautoria de Rodrigo Sbardellini, editados por Gilsandro Sales e ilustrados por Guilherme Francini. 

Arquivo em formato PDF com orientações para o professor sobre a obra Entre sonhos e abelhas. O conteúdo tem o objetivo de orientar o uso da obra em sala de aula e/ou em outros ambientes propícios para o trabalho com a linguagem literária e a mediação de leitura. Os textos foram escritos por Janaína Freire e Paula Lucena com edição de Luciana Pereira Azevedo.

Mulheres latino-americanas e literatura

No episódio Mulheres latino-americanas e literatura os mestrandos do Programa de Literatura e Crítica Literária, Diego Bosco, Ivana Fontes e Olivia Frade Zambone, conduzem uma conversa sobre os romances O Parque das Irmãs Magníficas de Camila Sosa Villada e Distância de Resgate de Samanta Schweblin. Eles analisam a forma como essas escritoras abordam temas como: identidade, sexualidade, desejo, violência, maternidade e meio ambiente. 

A poética de Carolina Maria de Jesus

Por Taila Costa e Roberta Roque

O episódio A poética de Carolina Maria de Jesus apresentará os desdobramentos de uma Sequência Didática desenvolvida com uma turma do 8º ano, no Colégio Madre Cabrini, em São Paulo (2023). 


Apresentação da autora e contextualização da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada.
A escrevivência de Carolina Maria de Jesus.
A poética  de Carolina Maria de Jesus na escola: apresentação do desenvolvimento da pesquisa de campo: sequência didática.

Um corpo entre a palavra e a imagem- uma leitura da obra O Diário de Frida Kahlo: Um Autorretrato Íntimo

Por Fernanda F. Duvanel e Erika S. Santos

Apresentação da obra: informações técnicas e apreciação.
Apresentação de Frida Kahlo: vida e obra da artista.
Análise: como se dá o encontro entre a palavra e a imagem (o hibridismo entre artes) no diário. 
Análise: como a materialidade do livro atua na construção de sentido da obra pelo leitor. 
Análise: corpo-território – o processo de construção identitária da (artista) mexicana.