Diálogos com Luduína Vidal
A produção foi realizada em equipe, composta por:
Francisca Alynne Ribeiro Rolim,
Joana Diógenes Saldanha Irineu, e
Otílio Diógenes Saldanha
Diálogos com Luduína Vidal
O tambor de Benedito: literatura, identidade e imaginário infantil
Esta roda de conversa com o autor e ilustrador Josias Marinho busca explorar como a literatura infantil — especialmente os livros de imagens, como Benedito — contribui para a formação do imaginário, a construção da identidade cultural e o fortalecimento de laços com memórias ancestrais.
Como referências teóricas, foram trazidos:
• Tomaz Tadeu da Silva, nos seguintes aspectos: a identidade como construção social; o papel da diferença na constituição da identidade; a influência da cultura e da escola na formação identitária; e a narrativa visual como espaço de resistência e afirmação.
• Walter Benjamin, com ênfase em: a construção da identidade infantil; a imaginação e o brincar como formas de conhecimento; e a materialidade do livro como experiência sensorial e estética.
Obra disponibilizada e autorizada para leitura pelo autor Hamurabi Batista.
Este podcast tem por objetivo apresentar um pouco da Antologia Guerreiras Negras, obra do poeta, cordelista, escultor, xilógrafo e produtor cultural Hamurábi Bezerra Batista. Com mais de 250 títulos publicados, ele é uma força criativa que alia a tradição à transgressão, abordando temas que vão desde a cultura popular até questões sociais e políticas. Nascido em Juazeiro do Norte, filho do artista Abraão Batista e pai da escritora Jarid Arraes, Hamurábi vem de uma linhagem de artistas comprometidos com as vozes do povo. Esse multiartista leva sua arte para as ruas, feiras, e eventos literários por todo o país, difundindo uma poesia que é, ao mesmo tempo, irreverente e erudita, profundamente popular e subversiva.
Equipe Técnica: Amanda de Vasconcelos Lima
Raimunda Claudiana Elias Carvalho
Raubete Araújo Souza
Rochelly Alves do Monte
Em atendimento ao produto final das disciplinas: “Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil”, e “Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance”, segue o link do PODCAST -sobre literatura negra feminina, dentro da perspectiva de valorização das autoras negras iniciantes, organizado pelas alunas, mestrandas e doutorandas do Programa de Pós – Graduação de Literatura e Crítica Literária da PUC – São Paulo.
EQUIPE:
– DULCELICE DE ALCÂNTARA SANTOS BRITO
– FRANCISCA ALYNNE RIBEIRO ROLIM
– JOANA DIÓGENES SALDANHA IRINEU
– SHEYLA MARIA SALES MESQUITA
Diego Bosco e Yasmin Renó conversam com Paulo Lins.
Disciplinas 2024.2
“Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil” (Beth Cardoso)
“Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance” (Luciany Aparecida)
Ficha técnica
Discentes: Luciana Leopoldo Ribeiro, Ronaldo W. Rodrigues e Vinicius Mendes
Docentes: Profª Dra. Beth Cardoso e Profª Dra. Luciany Aparecida
Site da Editora Kitembo: https://www.editorakitembo.com.br/
Referencial bibliográfico
BHABHA, K. Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
DERRIDA, JACQUES. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado (org). Escrevivência: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina Comunicação & Arte, 2020.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
Esse podcast é resultado de um trabalho das disciplinas Teoria Literária, ministrada pela professora Dra. Luciany Aparecida e Leitura e Literatura: a recepção da literatura negra no Brasil, ministrada pela professora Dra. Elisabeth Cardoso no segundo semestre de 2024, dentro do Programa Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.
Ficha técnica:
Roteiro: Camilla Dias, Camila Porto e Denise Guilherme
Apresentação: Camilla Dias e Camila Porto
Edição e Mixagem de som: Denise Guilherme
Obras do autor:
Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.
Doramar ou a odisséia: histórias. São Paulo: Todavia, 2021.
Salvar o fogo. São Paulo: Todavia, 2023.
Chupim. São Paulo: Baião, 2024.
Disciplina de Graduação do Curso de Multimeios: 2º Semestre de 2024
Abstração e experimentação na estrutura dos mangás, de Felipe Akira Honda Carneiro
Paêbiru, o fogo e as mitologias da Pedra do Ingá, de de Gabriel Anderson Paiva de Oliveira
Os Bichos sobre e sob a redoma, de Luis Felipe Nouh Chaia Pego
Próximo ao renascer do Fogo, de Julia Tupinambá Vampré
Os Bichos sobre e sob a redomaO plano e a palavra em So Is This (1983) de Michael Snow: Expansões cinematográficas e literárias, de Frederico Laffitte
A traduzibilidade da poesia chinesa com estudo de caso O Sonho da Câmara Vermelhema Bruna Yu Ten Sun
Análise da Obra Cinematográfica “Amarcord” de Federico Fellini de Victoria Papa e Theo Carneiro
Literatura do Corpo, de Gabriela Barboza Andre e Isabella Gonçalves Carmo
““Der Dichter und das Phantasieren” por Sigmund Freud e a representação da escrita e do escritor como visto por Vilém Flusser em “the house that swift built” [Дом, который построил Свифт] (1982) POR MARK ZAKHARO, de Clara do Amaral Gurgel Prado Santos e Nina de Alencastro Varela
Discutir e refletir sobre o gesto de criação e edição e a leitura literária na perspectiva do Feminino.
Paula Pagú (contação de histórias dos povos originários) A Boca da Noite de Cristino Wapichana.

A partir da conceituação de literatura como objeto artístico e de experimentação, o grupo propõe uma reflexão com prática sobre a escrita literária de discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio da produção encomendada de textos de ficção e não ficção, a ideia é propiciar o contato com a literatura e provocar reflexões sobre a escrita junto a alunos jovens e adultos, habitualmente apartados das discussões sobre leitura, livros e produção literária. Para além da reflexão e da escrita, nosso grupo propõe como produção final a construção de um livro ilustrado, objeto que reunirá a produção desses alunos de EJA em uma obra especialmente pensada e desenvolvida para materializar a produção literária em questão, servindo de ponte entre a autoria e o público leitor. Corroborando nosso objetivo de aproximação da leitura literária e suas materialidades, propomos como eixo norteador da produção editorial a elaboração cuidadosa de um material de apoio ao professor, já que os docentes e mediadores de leitura poderão utilizar o livro como ponto de partida para o trabalho com a literatura e a leitura em sala de aula. Este projeto colabora com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de qualidade.
Produção de obra literária ilustrada, intitulada Entre sonhos e abelhas. A obra será apresentada em versões impressa e digital – em formato PDF. A previsão é de que a obra tenha 48 páginas e seja constituída de contos, entremeados por interlúdios, escritos por alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sob mediação da professora Janaína Freire. Os relatos dos alunos serão organizados sob coautoria de Rodrigo Sbardellini, editados por Gilsandro Sales e ilustrados por Guilherme Francini.
Arquivo em formato PDF com orientações para o professor sobre a obra Entre sonhos e abelhas. O conteúdo tem o objetivo de orientar o uso da obra em sala de aula e/ou em outros ambientes propícios para o trabalho com a linguagem literária e a mediação de leitura. Os textos foram escritos por Janaína Freire e Paula Lucena com edição de Luciana Pereira Azevedo.
No episódio Mulheres latino-americanas e literatura os mestrandos do Programa de Literatura e Crítica Literária, Diego Bosco, Ivana Fontes e Olivia Frade Zambone, conduzem uma conversa sobre os romances O Parque das Irmãs Magníficas de Camila Sosa Villada e Distância de Resgate de Samanta Schweblin. Eles analisam a forma como essas escritoras abordam temas como: identidade, sexualidade, desejo, violência, maternidade e meio ambiente.