Obra disponibilizada e autorizada para leitura pelo autor Hamurabi Batista.
Obra disponibilizada e autorizada para leitura pelo autor Hamurabi Batista.
Este podcast tem por objetivo apresentar um pouco da Antologia Guerreiras Negras, obra do poeta, cordelista, escultor, xilógrafo e produtor cultural Hamurábi Bezerra Batista. Com mais de 250 títulos publicados, ele é uma força criativa que alia a tradição à transgressão, abordando temas que vão desde a cultura popular até questões sociais e políticas. Nascido em Juazeiro do Norte, filho do artista Abraão Batista e pai da escritora Jarid Arraes, Hamurábi vem de uma linhagem de artistas comprometidos com as vozes do povo. Esse multiartista leva sua arte para as ruas, feiras, e eventos literários por todo o país, difundindo uma poesia que é, ao mesmo tempo, irreverente e erudita, profundamente popular e subversiva.
Equipe Técnica: Amanda de Vasconcelos Lima
Raimunda Claudiana Elias Carvalho
Raubete Araújo Souza
Rochelly Alves do Monte
Em atendimento ao produto final das disciplinas: “Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil”, e “Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance”, segue o link do PODCAST -sobre literatura negra feminina, dentro da perspectiva de valorização das autoras negras iniciantes, organizado pelas alunas, mestrandas e doutorandas do Programa de Pós – Graduação de Literatura e Crítica Literária da PUC – São Paulo.
EQUIPE:
– DULCELICE DE ALCÂNTARA SANTOS BRITO
– FRANCISCA ALYNNE RIBEIRO ROLIM
– JOANA DIÓGENES SALDANHA IRINEU
– SHEYLA MARIA SALES MESQUITA
Diego Bosco e Yasmin Renó conversam com Paulo Lins.
Disciplinas 2024.2
“Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil” (Beth Cardoso)
“Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance” (Luciany Aparecida)
Ficha técnica
Discentes: Luciana Leopoldo Ribeiro, Ronaldo W. Rodrigues e Vinicius Mendes
Docentes: Profª Dra. Beth Cardoso e Profª Dra. Luciany Aparecida
Site da Editora Kitembo: https://www.editorakitembo.com.br/
Referencial bibliográfico
BHABHA, K. Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
DERRIDA, JACQUES. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado (org). Escrevivência: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina Comunicação & Arte, 2020.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
Esse podcast é resultado de um trabalho das disciplinas Teoria Literária, ministrada pela professora Dra. Luciany Aparecida e Leitura e Literatura: a recepção da literatura negra no Brasil, ministrada pela professora Dra. Elisabeth Cardoso no segundo semestre de 2024, dentro do Programa Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.
Ficha técnica:
Roteiro: Camilla Dias, Camila Porto e Denise Guilherme
Apresentação: Camilla Dias e Camila Porto
Edição e Mixagem de som: Denise Guilherme
Obras do autor:
Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.
Doramar ou a odisséia: histórias. São Paulo: Todavia, 2021.
Salvar o fogo. São Paulo: Todavia, 2023.
Chupim. São Paulo: Baião, 2024.
Disciplina de Graduação do Curso de Multimeios: 2º Semestre de 2024
Abstração e experimentação na estrutura dos mangás, de Felipe Akira Honda Carneiro
Paêbiru, o fogo e as mitologias da Pedra do Ingá, de de Gabriel Anderson Paiva de Oliveira
Os Bichos sobre e sob a redoma, de Luis Felipe Nouh Chaia Pego
Próximo ao renascer do Fogo, de Julia Tupinambá Vampré
Os Bichos sobre e sob a redomaO plano e a palavra em So Is This (1983) de Michael Snow: Expansões cinematográficas e literárias, de Frederico Laffitte
A traduzibilidade da poesia chinesa com estudo de caso O Sonho da Câmara Vermelhema Bruna Yu Ten Sun
Análise da Obra Cinematográfica “Amarcord” de Federico Fellini de Victoria Papa e Theo Carneiro
Literatura do Corpo, de Gabriela Barboza Andre e Isabella Gonçalves Carmo
““Der Dichter und das Phantasieren” por Sigmund Freud e a representação da escrita e do escritor como visto por Vilém Flusser em “the house that swift built” [Дом, который построил Свифт] (1982) POR MARK ZAKHARO, de Clara do Amaral Gurgel Prado Santos e Nina de Alencastro Varela
Discutir e refletir sobre o gesto de criação e edição e a leitura literária na perspectiva do Feminino.
Paula Pagú (contação de histórias dos povos originários) A Boca da Noite de Cristino Wapichana.
A partir da conceituação de literatura como objeto artístico e de experimentação, o grupo propõe uma reflexão com prática sobre a escrita literária de discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio da produção encomendada de textos de ficção e não ficção, a ideia é propiciar o contato com a literatura e provocar reflexões sobre a escrita junto a alunos jovens e adultos, habitualmente apartados das discussões sobre leitura, livros e produção literária. Para além da reflexão e da escrita, nosso grupo propõe como produção final a construção de um livro ilustrado, objeto que reunirá a produção desses alunos de EJA em uma obra especialmente pensada e desenvolvida para materializar a produção literária em questão, servindo de ponte entre a autoria e o público leitor. Corroborando nosso objetivo de aproximação da leitura literária e suas materialidades, propomos como eixo norteador da produção editorial a elaboração cuidadosa de um material de apoio ao professor, já que os docentes e mediadores de leitura poderão utilizar o livro como ponto de partida para o trabalho com a literatura e a leitura em sala de aula. Este projeto colabora com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de qualidade.
Produção de obra literária ilustrada, intitulada Entre sonhos e abelhas. A obra será apresentada em versões impressa e digital – em formato PDF. A previsão é de que a obra tenha 48 páginas e seja constituída de contos, entremeados por interlúdios, escritos por alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sob mediação da professora Janaína Freire. Os relatos dos alunos serão organizados sob coautoria de Rodrigo Sbardellini, editados por Gilsandro Sales e ilustrados por Guilherme Francini.
Arquivo em formato PDF com orientações para o professor sobre a obra Entre sonhos e abelhas. O conteúdo tem o objetivo de orientar o uso da obra em sala de aula e/ou em outros ambientes propícios para o trabalho com a linguagem literária e a mediação de leitura. Os textos foram escritos por Janaína Freire e Paula Lucena com edição de Luciana Pereira Azevedo.
No episódio Mulheres latino-americanas e literatura os mestrandos do Programa de Literatura e Crítica Literária, Diego Bosco, Ivana Fontes e Olivia Frade Zambone, conduzem uma conversa sobre os romances O Parque das Irmãs Magníficas de Camila Sosa Villada e Distância de Resgate de Samanta Schweblin. Eles analisam a forma como essas escritoras abordam temas como: identidade, sexualidade, desejo, violência, maternidade e meio ambiente.
Por Taila Costa e Roberta Roque
O episódio A poética de Carolina Maria de Jesus apresentará os desdobramentos de uma Sequência Didática desenvolvida com uma turma do 8º ano, no Colégio Madre Cabrini, em São Paulo (2023).
Por Fernanda F. Duvanel e Erika S. Santos