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Conteúdos

Literatura, infâncias e ancestralidades

Diálogos com Luduína Vidal

Podcast Literatura, infâncias e ancestralidades: diálogos com Liduína Vidal, produzido como trabalho final das disciplinas articuladas Literatura infantil, juvenil e ensino: formação de leitores, literatura para infâncias e seus atravessamentos sociais, políticos e estéticos; e Literatura e territorialidade: a ficção contemporânea, ministradas por vocês.
A produção foi realizada em equipe, composta por:
 Francisca Alynne Ribeiro Rolim,
 Joana Diógenes Saldanha Irineu, e
 Otílio Diógenes Saldanha

Roda de conversa

O tambor de Benedito: literatura, identidade e imaginário infantil

Esta roda de conversa com o autor e ilustrador Josias Marinho busca explorar como a literatura infantil — especialmente os livros de imagens, como Benedito — contribui para a formação do imaginário, a construção da identidade cultural e o fortalecimento de laços com memórias ancestrais.

Como referências teóricas, foram trazidos:

• Tomaz Tadeu da Silva, nos seguintes aspectos: a identidade como construção social; o papel da diferença na constituição da identidade; a influência da cultura e da escola na formação identitária; e a narrativa visual como espaço de resistência e afirmação.

• Walter Benjamin, com ênfase em: a construção da identidade infantil; a imaginação e o brincar como formas de conhecimento; e a materialidade do livro como experiência sensorial e estética.

Trabalho realizado pelas discentes: Gillian Ichiama, Ligia Luchesi, Marly Souza e Renata de Oliveira Moreira, para as disciplinas articuladas “Literatura infantil, juvenil e ensino”, ministradas pela profa. Dra. Beth Cardoso, e “Literatura e Territorialidade”, ministrada pela profa. Dra. Luciany Aparecida.

Podcast com Hamurábi Bastista

Este podcast tem por objetivo apresentar um pouco da Antologia Guerreiras Negras, obra do poeta, cordelista, escultor, xilógrafo e produtor cultural Hamurábi Bezerra Batista. Com mais de 250 títulos publicados, ele é uma força criativa que alia a tradição à transgressão, abordando temas que vão desde a cultura popular até questões sociais e políticas. Nascido em Juazeiro do Norte, filho do artista Abraão Batista e pai da escritora Jarid Arraes, Hamurábi vem de uma linhagem de artistas comprometidos com as vozes do povo. Esse multiartista leva sua arte para as ruas, feiras, e eventos literários por todo o país, difundindo uma poesia que é, ao mesmo tempo, irreverente e erudita, profundamente popular e subversiva.

Equipe Técnica: Amanda de Vasconcelos Lima

Raimunda Claudiana Elias Carvalho

Raubete Araújo Souza

Rochelly Alves do Monte

Literatura negra feminina: palavras que inspiram e empoderam, com Karla Barata.

Em atendimento ao produto final das disciplinas: “Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil”, e “Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance”, segue o link do PODCAST -sobre literatura negra feminina, dentro da perspectiva de valorização das autoras negras iniciantes, organizado pelas alunas, mestrandas e doutorandas do Programa de Pós – Graduação de Literatura e Crítica Literária da PUC – São Paulo.

EQUIPE:

– DULCELICE DE ALCÂNTARA SANTOS BRITO

– FRANCISCA ALYNNE RIBEIRO ROLIM

– JOANA DIÓGENES SALDANHA IRINEU

– SHEYLA MARIA SALES MESQUITA

Diego Bosco e Yasmin Renó conversam com Paulo Lins

Diego Bosco e Yasmin Renó conversam com Paulo Lins.

Disciplinas 2024.2

“Leitura e Literatura: a recepção crítica da literatura negra no Brasil” (Beth Cardoso)

“Literatura Brasileira desafios do narrador entre visão, escola e performance” (Luciany Aparecida)

Entrevista com o autor, editor e roteirista Israel Neto

Ficha técnica
Discentes: Luciana Leopoldo Ribeiro, Ronaldo W. Rodrigues e Vinicius Mendes

Docentes: Profª Dra. Beth Cardoso e Profª Dra. Luciany Aparecida

Site da Editora Kitembo: https://www.editorakitembo.com.br/

capas dos livros do Israel Neto

Referencial bibliográfico

BHABHA, K. Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
DERRIDA, JACQUES. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado (org). Escrevivência: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina Comunicação & Arte, 2020.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

Podcast: Itamar Vieira Júnior

Esse podcast é resultado de um trabalho das disciplinas Teoria Literária, ministrada pela professora Dra. Luciany Aparecida e Leitura e Literatura: a recepção da literatura negra no Brasil, ministrada pela professora Dra. Elisabeth Cardoso no segundo semestre de 2024, dentro do Programa Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 

Ficha técnica:

Roteiro: Camilla Dias, Camila Porto e Denise Guilherme

Apresentação: Camilla Dias e Camila Porto
Edição e Mixagem de som: Denise Guilherme

Obras do autor:

Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.

Doramar ou a odisséia: histórias. São Paulo: Todavia, 2021.

Salvar o fogo. São Paulo: Todavia, 2023.

Chupim. São Paulo: Baião, 2024.

Referências citadas no podcast: 
 
APARECIDA Luciany. Chupim e o direito de sonhar. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/rebentos/chupim-e-o-direito-de-sonhar/. Acesso em nov.2024.
 
Dalcastagnè (2005).  “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n.º 26. Brasília, julho-dezembro de 2005, pp. 13-71 Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4846066.pdf. Acesso em nov.2024.
 
Dalcastagnè, R. (2012). Um território contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais. Disponível em:https://iberical.sorbonne-universite.fr/wp-content/uploads/2012/03/002-02.pdf. Acesso em nov.2024.
 
Dalcastagnè, R. (2008). A auto-representação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Letras De Hoje42(4). Disponível em:  https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/4110. Acesso em nov.2024.
 
MASSUELA, Amanda. Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro. Disponível em:  https://revistacult.uol.com.br/home/quem-e-e-sobre-o-que-escreve-o-autor-brasileiro/.Acesso em nov.2024.
 
SOUZA, Eneida Maria de Souza. O não-lugar da literatura. In: SOUZA, Eneida Maria de Souza. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 75-83.
 
TENÓRIO, Jefferson. De onde eles vêm? São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

Entre sonhos e abelhas

A partir da conceituação de literatura como objeto artístico e de experimentação, o grupo propõe uma reflexão com prática sobre a escrita literária de discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio da produção encomendada de textos de ficção e não ficção, a ideia é propiciar o contato com a literatura e provocar reflexões sobre a escrita junto a alunos jovens e adultos, habitualmente apartados das discussões sobre leitura, livros e produção literária. Para além da reflexão e da escrita, nosso grupo propõe como produção final a construção de um livro ilustrado, objeto que reunirá a produção desses alunos de EJA em uma obra especialmente pensada e desenvolvida para materializar a produção literária em questão, servindo de ponte entre a autoria e o público leitor. Corroborando nosso objetivo de aproximação da leitura literária e suas materialidades, propomos como eixo norteador da produção editorial a elaboração cuidadosa de um material de apoio ao professor, já que os docentes e mediadores de leitura poderão utilizar o livro como ponto de partida para o trabalho com a literatura e a leitura em sala de aula. Este projeto colabora com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de qualidade.

Produção de obra literária ilustrada, intitulada Entre sonhos e abelhas. A obra será apresentada em versões impressa e digital – em formato PDF. A previsão é de que a obra tenha 48 páginas e seja constituída de contos, entremeados por interlúdios, escritos por alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sob mediação da professora Janaína Freire. Os relatos dos alunos serão organizados sob coautoria de Rodrigo Sbardellini, editados por Gilsandro Sales e ilustrados por Guilherme Francini. 

Arquivo em formato PDF com orientações para o professor sobre a obra Entre sonhos e abelhas. O conteúdo tem o objetivo de orientar o uso da obra em sala de aula e/ou em outros ambientes propícios para o trabalho com a linguagem literária e a mediação de leitura. Os textos foram escritos por Janaína Freire e Paula Lucena com edição de Luciana Pereira Azevedo.

Mulheres latino-americanas e literatura

No episódio Mulheres latino-americanas e literatura os mestrandos do Programa de Literatura e Crítica Literária, Diego Bosco, Ivana Fontes e Olivia Frade Zambone, conduzem uma conversa sobre os romances O Parque das Irmãs Magníficas de Camila Sosa Villada e Distância de Resgate de Samanta Schweblin. Eles analisam a forma como essas escritoras abordam temas como: identidade, sexualidade, desejo, violência, maternidade e meio ambiente.