Bate-papo com professores orientadores de salas de leitura da rede municipal de ensino sobre leitura e mediação.
Bate-papo com professores orientadores de salas de leitura da rede municipal de ensino sobre leitura e mediação.
A doutoranda Teresa Cristina Aliperti reflete junto com professores da rede estadual de ensino a formação de leitores.
A doutoranda Teresa Cristina Aliperti reflete, junto com professores da rede estadual de ensino, a formação de leitores.
Os mestrandos Luísa Setton, Marco Antônio Oliveira e Paulo Williams refletem sobre os conceitos literatura e performance.
A mestranda Paula Pagú apresenta a diferença entre contar e mediar uma história.
Reflexões sobre o Direito à literatura, pelos discentes do Programa de Literatura e Crítica Literária, por Antonio Candido.
Reflexões sobre o Direito à literatura, pelos discentes do Programa de Literatura e Crítica Literária, por Antonio Candido.
Na obra literária “Quando me descobri negra”, a autora Bianca Santana escreve sobre o processo de descoberta de si mesma frente a todas as questões do racismo e de sua luta antirracista.
Áudio comentando o artigo “Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre as relações raciais no Brasil: uma breve discussão”, de Nilma Lino Gomes, pedagoga, mestre em educação, doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Universidade de Coimbra. Foi a primeira mulher negra a comandar uma universidade federal. Ex-ministra do ministério da mulher e direitos humanos.
Material sobre Literatura afro-brasileira, elaborado pelo grupo Literatura e Ancestralidade, para o trabalho na sala de aula, pensando na ampliação dos conhecimentos e no impacto educacional, visando uma sociedade mais justa, plural e democrática. O grupo abordou questões étnico-raciais e de gênero na literatura, recortando esse vasto tema em quatro subdivisões: Relações étnico-raciais, Questões de gênero, Literatura Negro Brasileira e Literatura Afro-brasileira.
O trabalho “Literatura indígena para (re)existir – de autoria de povos originários” é destinado a professores da rede pública e particular de ensino no Brasil. Tem como objetivo fornecer material para o planejamento de aulas sobre literatura e cultura indígena, fornecer referenciais bibliográficos sobre o tema e contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre literatura de povos originários no Brasil, exaltando a importância da leitura de autores indígenas, como Daniel Munduruku (Contos indígenas brasileiros e Histórias de índio) e Kaká Werá Jecupé (A terra dos mil povos e Menino-trovão), reflete sobre a literatura indígena e sua importância na sala de aula.