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Conteúdos

Por que o surrealismo não pegou no Brasil?

O mestrando Mateus Soares apresenta esta pesquisa com objetivo de fornecer material bibliográfico e discussão sobre a poética de Roberto Piva em suas primeiras obras da década de sessenta. O autor apresenta afinidades estéticas que permitem a entrada em muitos tópicos próprios a currículos letivos, da escola básica e do ensino superior, tais como: simbolismo, surrealismo, barroco, literatura latino-americana, modernismo, literatura contemporânea, Roberto Piva e abordagens interartísticas. Além disso, esse texto oferece uma espécie de “pivô” aos outros materiais produzidos pelo grupo, sobre Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade e Guimaraes Rosa, de modo a oferecer uma explicação história que permita relacionar esses autores ao surgimento de uma estética dita contemporânea. Por fim, oportuniza a discussão sobre a obra de Piva, imprescindível para a inclusão de poetas que componham o conceito de diversidade, caro à contemporaneidade e seus debates em que a comunhão das diferenças deve ser inafastável pela primazia dos princípios de multiplicidade e inclusão.

Interartes – Episódio 1

O núcleo Poesia, Arte e (Si)Cinestesia vem propor planos de ação destinados a docentes, educadores, artistas, profissionais de cultura e oficineiros composto por videoaulas, com o objetivo de proporcionar formação complementar a partir de atividades práticas educativas, contemplando o intercâmbio entre as diversas formas de manifestação artística com o conhecimento oriundo das pesquisas acadêmicas. Neste primeiro episódio, é apresentada a proposta Interartes, realizada na escola E.E. Álvaro Fraga Moreira, em Jaú-SP.