Usamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com a Política de Privacidade.

Entre sonhos e abelhas

A partir da conceituação de literatura como objeto artístico e de experimentação, o grupo propõe uma reflexão com prática sobre a escrita literária de discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio da produção encomendada de textos de ficção e não ficção, a ideia é propiciar o contato com a literatura e provocar reflexões sobre a escrita junto a alunos jovens e adultos, habitualmente apartados das discussões sobre leitura, livros e produção literária. Para além da reflexão e da escrita, nosso grupo propõe como produção final a construção de um livro ilustrado, objeto que reunirá a produção desses alunos de EJA em uma obra especialmente pensada e desenvolvida para materializar a produção literária em questão, servindo de ponte entre a autoria e o público leitor. Corroborando nosso objetivo de aproximação da leitura literária e suas materialidades, propomos como eixo norteador da produção editorial a elaboração cuidadosa de um material de apoio ao professor, já que os docentes e mediadores de leitura poderão utilizar o livro como ponto de partida para o trabalho com a literatura e a leitura em sala de aula. Este projeto colabora com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de qualidade.

Produção de obra literária ilustrada, intitulada Entre sonhos e abelhas. A obra será apresentada em versões impressa e digital – em formato PDF. A previsão é de que a obra tenha 48 páginas e seja constituída de contos, entremeados por interlúdios, escritos por alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sob mediação da professora Janaína Freire. Os relatos dos alunos serão organizados sob coautoria de Rodrigo Sbardellini, editados por Gilsandro Sales e ilustrados por Guilherme Francini. 

Arquivo em formato PDF com orientações para o professor sobre a obra Entre sonhos e abelhas. O conteúdo tem o objetivo de orientar o uso da obra em sala de aula e/ou em outros ambientes propícios para o trabalho com a linguagem literária e a mediação de leitura. Os textos foram escritos por Janaína Freire e Paula Lucena com edição de Luciana Pereira Azevedo.